Areias é uma cidade interior de São Paulo que guarda um passado rico e envolto em uma atmosfera inquietante. Entre paisagens rurais e construções antigas que remontam ao ciclo do café, o centro da cidade evoca os cenários sombrios do livro Incidente em Antares. Já nas áreas mais afastadas, a vista bucólica leva o visitante ao universo rural e supersticioso de A Marvada Carne.
A história nos revela que, na época da monarquia, os cafeicultores mais ricos do Brasil moravam em Areias.
Lá, eles plantavam café, comercializavam carne humana e ganhavam muito dinheiro.
Além disso, Areias é conhecida por ter sido o local onde o escritor Monteiro Lobato iniciou sua carreira profissional como promotor público em 1907.
Foi lá que ele concebeu suas primeiras obras literárias: Urupês e Cidades Mortas, obras consideradas polêmicas por conta do contexto de criação do personagem Jeca Tatu.
Ficha Técnica
| Fundação | Janeiro de 1748 |
| Região | Vale do Paraíba, SP |
| Primeiros Habitantes | Índios Puris e Botocudos, que foram perseguidos e expulsos da região |
| Colonização e Importância Histórica | Surgiu da estrada imperial que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, sendo um ponto de parada dos tropeiros. Primeiro município a cultivar café no Vale do Paraíba |
| 1765-1982: Evolução e Eventos Históricos | – 1765: Início do povoamento com o nome de Santana do Parnaíba Nova – 1778: Conclusão do Caminho Novo da Piedade – 1784: Areias torna-se Freguesia, recebendo o nome de Sant’Ana das Areias – 1798: Construção da Casa do Capitão Mor – 1816: Elevada à Vila, passando a ser denominada São Miguel das Areias – 1822: D. Pedro I pernoita na Casa do Capitão Mor dias antes de declarar a Independência do Brasil – 1888: A residência recebe a Princesa Isabel e o Conde d’Eu para uma das últimas festas da monarquia – 1982: A Casa do Capitão Mor é tombada pelo CONDEPHAAT |
O Nome da Cidade É Uma Lenda Urbana

Contam os primeiros moradores de Areias que, ainda no século XIX, uma comitiva de tropeiros parou para descansar na cidade.
Eles haviam deixado um enorme tacho cozinhando os ingredientes do seu famoso feijão, e foram se lavar na foz do rio Paraitinga. Enquanto se refrescavam, ladrões roubaram a comida do tacho e a substituíram por areia — daí o nome da cidade ser Areias.
Os tropeiros eram os comerciantes de antigamente, quando não havia estradas ou caminhões. Eles atravessavam as cidades transportando mercadorias, como gado, café, fumo, arroz, milho, feijão, charque, cachaça, sal, entre outros itens de subsistência.
Utilizavam as estradas de terra que hoje são grandes rodovias brasileiras, como a Via Dutra, a Fernão Dias e a Régis Bittencourt.
Desempenharam um papel crucial no desenvolvimento das rotas comerciais e na integração das áreas rurais com os centros urbanos.
As Lendas
A Índia Benzedeira que Habitava a Casinha de Pau a Pique

Num dia nublado, enquanto transpunha as colinas do Vale do Paraíba, um tropeiro que passava por Areias foi surpreendido por uma tempestade de relâmpagos e ventania. Em meio à confusão celestial, um dos cavalos, assustado, fugiu da comitiva.
A lenda conta que esse tropeiro, transtornado com a perda de seu mais precioso animal, fez um pacto com o mal para recuperá-lo.
Na época, em uma casa de pau a pique à beira do Rio Paraitinga, vivia uma índia muito enrugada, conhecida pelo nome “Anhangarê” (anhanga = espírito maligno, ou espírito jacaré, em tupi-guarani).

Ela era famosa na cidade por seus trabalhos de benzedeira e necromancia. Contam que esse tropeiro foi se consultar com ela, a fim de reaver seu cavalo.
Enquanto fazia os rituais xamânicos, a face da índia se metamorfoseava na aparência de uma “jacaroa”.
A história nos relata que o cavalo perdido apareceu diante do tropeiro, mas, ao tentar montá-lo, dois outros cavalos da comitiva começaram a relinchar e, misteriosamente, caíram mortos, como se sua vitalidade tivesse sido sugada.
O tropeiro então percebeu que o pacto que fizera resultou no sacrifício da vida dos outros dois animais.
Essa comitiva de tropeiros nunca mais teria paz, e, no seu caminho de volta à corte, uma corja de ladrões os teria atacado e se apoderado dos seus contos de réis.
Os tropeiros seguiram viagem e, quando chegaram ao Rio de Janeiro, em uma noite fria, pararam para recuperar as forças e comer.
Conta-se que o Capitão-mor Gabriel Serafim, que possuía uma propriedade próxima ao acampamento, trouxe charques e temperos, e se propôs a cozinhar para eles.

Após comerem o famoso “feijão tropeiro”, os peões começaram a ter visões da velha índia montada no cavalo, além de outras alucinações lisérgicas.
Desde então, os mais antigos dizem que o feijão tropeiro deve ser preparado com cuidado, para não atrair espíritos malignos.
Os ecos das narrativas folclóricas nos revelam que essas histórias teriam inspirado o então promotor de justiça de Areias, e futuro escritor Monteiro Lobato, a criar o personagem da Cuca.
A Residência do Capitão-mor

Por falar no capitão-mor, o que fez o Feijão tropeiro na última história – a passagem dele pela cidade de Areias foi polêmica…
Com o declínio da extração de ouro em Minas Gerais no final do século XVIII, houve uma migração de famílias para o Vale do Paraíba em busca de novas oportunidades nas terras férteis.
Nesse contexto, uma cultura que começava a prosperar em Areias era a do café.
A expansão do cultivo de café no Vale do Paraíba foi profundamente influenciada pela interação entre a Coroa Portuguesa, os jesuítas e os grandes fazendeiros. A Coroa incentivou a criação de reduções jesuíticas com o objetivo de converter e “civilizar” os indígenas.

No entanto, os fazendeiros e bandeirantes tinham uma visão diferente sobre as reduções: os fazendeiros viam nesse projeto evangelizador uma forma de “domesticar os índios”, evitando ataques às lavouras, enquanto os bandeirantes consideravam uma oportunidade para concentrar os indígenas, facilitando assim um ataque com o intuito de escravizá-los para trabalhar nas incursões em busca de ouro.
Mesmo assim, os indígenas resistiram, atacando as fazendas de café no final do século XVIII e início do XIX, prejudicando a expansão da lavoura cafeeira na região.
O Capitão-mor Gabriel Serafim desempenhou um papel central na organização de expedições para reprimir os ataques indígenas no Vale do Paraíba, facilitando a expansão da lavoura cafeeira na região e consolidando a presença colonial.

Foi em 1798 que o Capitão-mor construiu sua casa no centro de Areias (hoje tombada pelo CONDEPHAAT como patrimônio histórico).
Mas não foi uma simples residência; havia um detalhe importante nessa belíssima edificação: um solar no último andar com três janelas voltadas para direções diferentes, que serviam como posto de observação.
A escolha desse desenho arquitetônico foi motivada pelos conflitos com os indígenas na região; já que o Capitão-mor, a partir das janelas desse quarto, que funcionavam como uma torre de vigia, estava sempre preparado para um ataque.
As Lendas do Capitão-mor

A Lenda do Guarda da Torre: Os moradores mais antigos afirmam que, até hoje, é possível avistar a sombra fantasmagórica do Capitão-mor nas janelas do último quarto da pousada Sant’Ana, movendo-se de um lado para o outro, como se estivesse eternamente em vigília, atento a um possível ataque indígena.
Há quem acredite que a presença do capitão continua a proteger a cidade. Essa tradição local surgiu durante uma das expedições do Capitão-mor, quando ele fez um voto de proteger sua terra natal.
A Profecia da Última Vigia: Segundo a lenda, o Capitão-mor teria deixado um pergaminho escondido no famoso quarto antes de falecer. Não se sabe se o pergaminho está oculto na estrutura das paredes ou no fundo de algum móvel antigo.

Sabe-se, porém, que o solar onde vivia o Capitão-mor está hoje totalmente descaracterizado em relação ao que era antigamente.
O antigo casarão transformou-se no “Hotel e Pousada Sant’Ana”, e os móveis do quarto são contemporâneos à época do Capitão.
Alguns moradores de Areias chegaram a se hospedar no hotel com o intuito de procurar, nos fundos de cômodas e guarda-roupas antigos, um possível pergaminho que indicaria o local onde estaria enterrada uma gamela com moedas de ouro.
Vale lembrar que essa prática de esconder o ouro em potes de barro era comum em anos distantes do século XIX.

O Sussurro dos Ventos: Acredita-se que o quarto do solar possui uma acústica peculiar. Moradores antigos contavam que, em noites silenciosas, o vento que passa pelas janelas emite sussurros que remontam às batalhas passados entre portugueses e indígenas.
É dito que esses sussurros são mensagens do Capitão-mor, oferecendo conselhos e advertências para quem estiver disposto a ouvir.
O Mistério das Janelas do Solar: Há uma crença de que, se alguém se posicionar exatamente no centro do quarto e olhar pelas janelas ao mesmo tempo, pode ter visões de antigos inimigos do Capitão-mor.
Essa prática é feita por aqueles que buscam respostas sobre antigos conflitos e estratégias de defesa da região.
A Lenda do Sino da Igreja

Diz a lenda que o sino da Igreja de Areias (Matriz Senhora Sant´Ana) sempre que toca com um ritmo profundo e cadenciado (que poucos conseguem distinguir), estaria prenunciando uma ocorrência cataclísmica.
Essa melodia foi ouvida em momentos históricos marcantes, como o término da Guerra do Paraguai, a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, o fim da Guerra de Canudos (…).
Para os grupos de oração RCC da cidade, o próximo badalar do sino será para anunciar o fim do mundo.
A Passagem de Dom Pedro I por Areias
Antes de proclamar a independência do Brasil, Dom Pedro I percorreu várias cidades do Vale do Paraíba.
O monarca buscava apoio das famílias mais ricas e poderosas do império, que naquela época eram os fazendeiros produtores de café.

A viagem também servia para firmar alianças e apaziguar os ânimos (💰🫰🏻🤑💵), para só então dar o famoso grito de independência.
Dom Pedro I hospedou-se na residência do capitão-mor Gabriel Serafim, em Areias.
Essa casa, construída em estilo colonial português, abriga atualmente o Hotel Sant’Ana e foi tombada como patrimônio histórico.
Em 17 de agosto de 1822, enquanto o monarca desfrutava do conforto de seu quarto, a tropa que o acompanhava permanecia de guarda à sombra de uma imponente figueira, que ainda existe.
Sobre a figueira, há várias lendas:
Almas do Passado na Figueira de Dom Pedro I

Alguns moradores de Areias, dotados de uma sensibilidade lúgubre, acreditam que a figueira onde a tropa de Dom Pedro I descansou seja um ponto de energia espiritual.
Para os adeptos das doutrinas transcendentais, esse lugar é visto como um foco de força espiritual, onde várias almas antigas permanecem aprisionadas em conflitos e narrativas passadas, incapazes de seguir adiante.
Os sensitivos explicam que esses espíritos estariam presos em uma zona de estagnação, revivendo incessantemente os eventos de 1822, como se aguardassem o momento decisivo da Proclamação da República ou a aparição do Imperador no solar do capitão-mor.
À noite, os moradores de Areias afirmam ouvir, até hoje, sussurros e avistar figuras nebulosas ao redor da figueira, sinais dessa energia espiritual ainda presente no lugar.
A Profecia da Queda

Reza a lenda que, enquanto Dom Pedro I estava hospedado na casa do capitão-mor, ele entrou em crise por conta das importantes decisões que deveria tomar.
Quando o padre Belchior, consultor espiritual do monarca, perguntou o que o afligia, Dom Pedro afirmou ter visto no espelho não apenas a sua própria imagem, mas também visões do futuro:
1) sua própria morte, 2) o declínio do Império, e 3) o exílio de sua família.
Essas conjecturações atormentaram Dom Pedro de tal maneira que o levaram a fazer escolhas irracionais durante a viagem.
Por exemplo, ele avançou à frente de sua comitiva na altura da cidade de São José do Barreiro e foi conduzido até a cozinha para comer com as criadas, uma vez que os fazendeiros não o reconheceram.
Também atravessou a cavalo o Rio Paraíba, na altura da cidade de Jacareí, por não ter paciência para esperar a balsa.
Em sua passagem pelo Vale do Paraíba, o monarca fez esse itinerário:
Vire o celular pata ver a tabela
| Data | Ano | Localização | Paragem |
|---|---|---|---|
| 14 de agosto | 1822 | Rio de Janeiro, Rio de Janeiro | O príncipe Dom Pedro I saiu da Quinta da Boa Vista. |
| 14 de agosto | 1822 | Santa Cruz, Rio de Janeiro | Primeira parada na Fazenda de Santa Cruz, casa de veraneio da família imperial, apenas para pernoitar. |
| 15 de agosto | 1822 | Bananal, São Paulo | Parada na Fazenda Três Barras, que pertencia ao capitão Hilário Gomes de Almeida. |
| 17 de agosto | 1822 | São José do Barreiro, São Paulo | Parada na Fazenda Pau D’Alho, pertencente ao capitão Hilário Gomes de Almeida, que estava doente e recebeu o imperador na cama. |
| 17 de agosto | 1822 | Areias, São Paulo | Hospedou-se na casa do capitão-mor Domingos da Silva, enquanto os soldados pernoitaram fazendo guarda aos pés de uma figueira. |
| 18 de agosto | 1822 | Cachoeira Paulista, São Paulo | Parada rápida apenas para almoço. |
| 18 de agosto | 1822 | Lorena, São Paulo | Parada importante do ponto de vista político, hospedou-se na casa do capitão-mor Ventura José de Abreu; cumpriu agenda pública na cidade, plantou uma palmeira, visitou a Casa de Câmara e Cadeia e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. |
| 19 de agosto | 1822 | Guaratinguetá, São Paulo | Hóspede do capitão-mor Manoel José de Melo; aumento da comitiva com novos seguidores; visitou a capela de Nossa Senhora Aparecida, onde fez uma promessa. |
| 20 de agosto | 1822 | Pindamonhangaba, São Paulo | Hospedou-se no sobrado do monsenhor Ignácio Marcondes de Oliveira Cabral; na cidade, muitos se ofereceram para integrar a guarda de honra do príncipe, homenageados com um monumento na praça central e um panteão na igreja de São José. |
| 21 de agosto | 1822 | Taubaté, São Paulo | Recebido na casa do cônego Antônio Moreira da Costa; moradores esconderam suas filhas devido à fama de mulherengo do monarca. |
| 22 de agosto | 1822 | Jacareí, São Paulo | Impaciente, atravessou o rio a cavalo, trocou as calças molhadas com um morador local; hospedou-se na casa do capitão-mor Cláudio José Machado. |
| 23 de agosto | 1822 | Mogi das Cruzes, São Paulo | Hospedou-se na casa do capitão-mor Francisco de Mello; assistiu à missa na Igreja de Sant’Ana, hoje catedral. |
| 24-25 de agosto | 1822 | Penha de França, São Paulo | Dormiu ali na noite de 24 para 25 de agosto; assistiu à missa na igreja matriz. |
| 25 de agosto (manhã) | 1822 | São Paulo, São Paulo | Recebido por vereadores, religiosos e a população em frente à Igreja do Carmo. |
| 7 de setembro | 1822 | São Paulo, São Paulo | Dia histórico em que a Independência do Brasil foi proclamada. |

As Inúmeras Visitas de Dom Pedro II e da Princesa Isabel a Areias
No período do Brasil Império, havia muitos relatos sobre visitas secretas da família real brasileira a Areias.
Embora muitas pessoas testemunhem essas visitas ocultas, há poucos documentos que as comprovem.
Contudo, não há dúvida de que aconteceram, pois a cidade de Areias mantinha fortes vínculos com a aristocracia fluminense.
As cidades do Vale Histórico eram consideradas refúgios para os nobres fluminenses.
Relatos que chegaram até os dias de hoje descrevem os monarcas promovendo saraus, bailes e encontros com cafeicultores fluminenses e paulistas.
O relato mais famoso data de 1888, ano em que a Princesa Isabel deu um baile na casa do Conde-mor, em comemoração à assinatura da Lei Áurea.

Nas noites em que ocorreu a festa, segundo rumores, não faltaram copos de vinho e histórias picantes.
As paredes sussurravam segredos de encontros clandestinos e brindes calorosos, nos quais os limites da decência eram frequentemente ignorados
Voltando à época do avô da Princesa Isabel, era de conhecimento geral entre os cariocas que as visitas de Dom Pedro I, embora discretas em aparência, eram bem conhecidas devido à fama de lascivo do imperador.
As más línguas diziam que a Casa de Veraneio na Fazenda Santa Cruz também servia como cenário para muitos adultérios disfarçados de saraus elegantes. Enquanto os nobres brindavam, rumores de traições corriam soltos pelos corredores.
Um Escritor Controverso em Areias
Monteiro Lobato, famoso por criar a série “O Sítio do Picapau Amarelo”, residiu em Areias até o ano de 1911. Após concluir o curso de Direito na USP em 1904, foi nomeado promotor público na cidade em 1907.

Sua passagem foi marcada pela simplicidade durante os quatro anos em que exerceu o cargo, sendo até elogiado pelos moradores.
Há relatos antigos que afirmam que costumava circular pelo centro da cidade de maneira desarrumada, com a camisa saindo do cinto.
Após a morte de seu avô, o Visconde de Tremembé, Lobato herdou uma fazenda e deixou Areias, abandonando o cargo.
Oito anos depois, em 1919, publicou o livro “Cidades Mortas”, uma coletânea de contos e crônicas em que critica a decadência das cidades do Vale Histórico.
As cidades que Lobato batizou de “mortas” moviam a economia nacional no auge do café. No entanto, a abolição da escravatura e o esgotamento das terras drenaram sua vitalidade, deixando para trás apenas o vazio e a decadência.

Nos contos “Gramática Viva”, “O Espião Alemão” e “Oblivion”, Lobato descreve com acidez a decadência e o abandono de Areias, além da vida pacata de seus moradores. Tal crueza rendeu ao autor o título de persona non grata na cidade logo após a publicação do livro.
Em uma reportagem antiga do site “Terra”, moradores de Areias relataram alguns fatos sobre a passagem de Monteiro Lobato pela cidade:
Vire o celular para ver a tabela
| M.Lobato em Areias | Relatos |
|---|---|
| Inspiração para Tia Anastácia | A personagem Tia Anastácia foi inspirada em uma mulher negra que vivia na cidade. A ingenuidade, misticismo e simplicidade dela seriam uma crítica aos moradores de Areias da época. |
| Personagens Locais | – Comendador Clarineta: Um vendedor licencioso de grumixamas. – Major Isac: Acreditava caçar almas. – Pedro Inchado: Um andante. |
| Brincadeiras em Leilões | Durante leilões na cidade, Lobato arrematou uma “pata” e deu de presente a uma mulher de vestido branco, somente para vê-la sujar a roupa. |
| Livros de Visitas | O escritor abriu o livro de visitas na inauguração da Santa Casa da cidade. |
| Relações Sociais | Suas relações sociais na cidade limitavam-se a cortesias formais, pois não frequentava casas de família. |
| Residência | Morou sozinho alguns anos em Areias, enquanto a noiva, Dona Purezinha, residia em São Paulo. |
| Visitas às Fazendas | Andava a cavalo visitando fazendas, mas conversava mais com os colonos do que com os proprietários, e não entrava na sede das fazendas para tomar café. Era considerado “pancado da cabeça” por isso. |
Lista dos Município mais Velhos do Vale do Paraíba
| Ranking | Cidade | Data de Fundação |
|---|---|---|
| 1 | Guaratinguetá | 13 de junho de 1630 |
| 2 | São Sebastião | 16 de março de 1636 |
| 3 | Ubatuba | 28 de outubro de 1637 |
| 4 | Taubaté | 5 de dezembro de 1645 |
| 5 | Paraibuna | 13 de junho de 1666 |
| 6 | Jacareí | 3 de abril de 1653 |
| 7 | Pindamonhangaba | 12 de julho de 1672 |
| 8 | Bananal | 10 de julho de 1783 |
| 9 | São José dos Campos | 27 de julho de 1767 |
| 10 | Lorena | 14 de novembro de 1788 |
| 11 | Ilhabela | 3 de setembro de 1805 |
| 12 | Silveiras | 29 de abril de 1831 |
| 13 | São Bento do Sapucaí | 16 de agosto de 1832 |
| 14 | Caçapava | 14 de abril de 1855 |
| 15 | Areias | 26 de fevereiro de 1857 |
| 16 | Caraguatatuba | 20 de abril de 1857 |
| 17 | Cunha | 20 de abril de 1858 |
| 18 | Redenção da Serra | 27 de março de 1859 |
| 19 | Campos do Jordão | 29 de abril de 1874 |
| 20 | Tremembé | 26 de julho de 1895 |
| 21 | Cruzeiro | 20 de dezembro de 1901 |
| 22 | Aparecida | 17 de dezembro de 1928 |
| 23 | Natividade da Serra | 24 de março de 1857 |
| 24 | Potim | 19 de maio de 1991 |
| 25 | Lavrinhas | 31 de março de 1938 |
| 26 | Roseira | 12 de janeiro de 1959 |
| 27 | Monteiro Lobato | 6 de novembro de 1948 |
| 28 | Santo Antônio do Pinhal | 24 de junho de 1899 |
| 29 | Jambeiro | 21 de março de 1876 |
| 30 | São Luiz do Paraitinga | 8 de setembro de 1769 |
| 31 | Lagoinha | 6 de março de 1872 |
FIM
Deixe um comentário